Alimento do século: mandioca é alimento versátil e nutritivo


Brasil é o quarto país que mais produz; raiz contribui para a alimentação de mais de 700 milhões de pessoas no mundo. Mandioca, macaxeira, aipim, castelinha, uaipi, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava, mandioca-amarga…
São muitos os nomes dados à essa raiz, mas as características são as mesmas: saborosa, nutritiva e super tradicional no Brasil – uma vez que foi encontrada no território brasileiro antes mesmo da chegada dos colonizadores.
Nutritiva, a raiz possui carboidratos que controlam os picos de açúcar no sangue
Pedro Santana/TG
Considerada uma das culturas mais antigas do País, a mandioca foi eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o alimento do século 21. Isso porque, além de ser um ingrediente versátil nas condições de plantio e na culinária, tem papel nutricional importante. Quando consumida, a mandioca – rica em dois tipos de carboidrato, a amilopectina e a amilose; faz a glicose ser liberada mais lentamente para o corpo, o que evita picos de açúcar no sangue e facilita a digestão
A mandioca contribui para a alimentação de mais de 700 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento
Chico Escolano/TG
Versatilidade na cozinha
São muitas as maneiras de usar a mandioca como ingrediente, seja em doces, como o sagu – bolinhas de amido que se tornam gelatinosas quando umedecidas; seja nas tradicionais farinhas – utilizadas em bolos; ou ainda como tapioca – a goma é o produto que sobra durante o processo de obtenção da farinha.
Por isso, selecionamos três receitas da Hora do Rancho que usam a mandioca para garantir pratos saborosos! Escondidinho de costela
Este prato conta com diferentes sabores e texturas que se completam: a carne temperada combinada com a cremosidade do requeijão e do queijo muçarela. Tudo isso ‘escondido’ pelo purê de mandioca.
Escondidinho de costela: confira o passo a passo
Porca atolada
Quer preparar um prato diferente e com ‘explosão’ de sabor? Então aposte na combinação de costelinha de porco, calabresa, bacon e mandioca cozida!
A empresária Ciça Amaral, de Campinas, ensina o passo a passo
Caldo de mandioca com carne-seca No frio, nada melhor do que um caldo reforçado e bem quentinho! Por isso, nossa sugestão é misturar mandioca, costela e bacon em uma panela de pressão. A ‘explosão de sabores’ é garantida.
Receita de caldo de mandioca

%d blogueiros gostam disto: