Alunos participam anualmente de Programa Institucional de Iniciação Científica


Programa oferece oportunidade de compartilhar pesquisas que irão contribuir para o desenvolvimento do País. Divulgação
A Faculdade São Leopoldo Mandic abre, anualmente, o PIC – Programa Institucional de Iniciação Científica, que contempla projetos de alunos dos cursos de Odontologia e de Medicina da Instituição com bolsas para pesquisa, sendo divididas entre bolsas institucionais e bolsas provenientes do CNPq. Pilar fundamental das atividades da São Leopoldo Mandic, o Programa de Iniciação Científica começou em 2013 e oferece a oportunidade de discussão de novas ideias, de compartilhar resultados de pesquisas e de um espaço para os estudantes pesquisadores receberem o feedback de experientes profissionais que atuam como avaliadores e indicam os melhores trabalhos. Divulgação
O PIC tem por objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação, além de estimular pesquisadores a envolverem alunos de graduação em atividades científica e tecnológica.
Segundo a Prof.ª Cecilia Turssi, coordenadora do PIC, “o Programa de Iniciação Científica desenvolve o pensamento científico decorrente das condições criadas pelo confronto direto com os problemas das pesquisas, além do fato de haver uma maior articulação entre os alunos da graduação e a pós-graduação”, diz ela. “As pesquisas são fundamentais, pois geram conhecimentos que serão revertidos em benefício à sociedade e os alunos têm a grande oportunidade de contribuir para o desenvolvimento futuro do País”, completa.
A seleção dos bolsistas é realizada com base no desempenho acadêmico do aluno, no currículo do orientador e no mérito do projeto, julgado por avaliadores externos, conforme cada edital. Prêmios Divulgação
Os trabalhos de Iniciação Científica dos alunos são posteriormente expostos no SEMIC – Seminário de Iniciação Científica, evento aberto à comunidade, que abre, anualmente, a Semana Acadêmica da Faculdade São Leopoldo Mandic.
Este ano de 2019, acontece a quinta edição do SEMIC. Mais de 100 trabalhos serão apresentados nas versões oral e painel. Os três primeiros colocados de cada categoria – PIC (apresentação oral de graduandos), Pesquisa (apresentação em forma oral ou pôster de trabalhos de pesquisa não associados ao PIC) e Tema-livre (trabalhos provenientes de casos clínicos, em forma oral ou pôster) -, recebem prêmios em dinheiro e certificado.

%d blogueiros gostam disto: