Campinas inicia vacinação de doentes crônicos contra gripe nesta terça-feira

Em duas semanas, 52,3 mil moradores foram imunizados. Segundo Prefeitura, doses estão disponíveis nos 63 centros de saúde; veja endereço e horário de funcionamento de cada unidade.

Campinas (SP) inicia nesta terça-feira (2) a vacinação de doentes crônicos contra a gripe. Esta é a terceira etapa da campanha que começou a ser realizada na segunda quinzena de abril e já imunizou 52,3 mil moradores, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Saúde. A meta é alcançar pelo menos 90% das 316 mil pessoas consideradas integrantes do público-alvo.

As doses estão disponíveis nos 63 centros de saúde do município – clique aqui para ver endereços e horários de funcionamento de cada unidade . De acordo com a pasta, é necessário que o morador com doença crônica apresente receita ou prescrição médica; enquanto pacientes acamados receberão a vacina em casa, de acordo com a programação dos postos. “Os que são assistidos pelas unidades de saúde serão avisados por telefone sobre a data da aplicação”, diz nota.

A dose protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. Contudo, quem tem doença aguda grave ou está com febre (moderada ou alta) deve esperar melhor do quadro clínico para ser vacinado. “A composição muda todo ano, de acordo com as cepas do vírus da gripe que estão em circulação no período. Por isso, é preciso receber a imunização anualmente”, informa texto da secretaria.

Nas duas primeiras etapas, foram imunizadas pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da área de saúde dos serviços públicos e privados, gestantes, crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, além de puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias) – e a população indígena.

A última fase terá início em 8 de maio e o público-alvo é formado por professores das redes pública e privada. Ainda não foram confirmadas as datas para imunização da população carcerária e jovens de 12 a 21 anos, que atualmente cumprem medidas socioeducativas determinadas pela Justiça.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a campanha segue até 26 de maio. Para receber a dose, todo morador deve apresentar carteira de vacinação ou carteira de identidade ao centro de saúde.

Segundo a Prefeitura, o “Dia D” da campanha está marcado para 13 de maio e a vacina será aplicado em todos os centros de saúde e postos montados para a ação, das 8h às 17h.

Segundo a Secretaria de Saúde, a gripe é uma infecção causada por vírus que afeta o sistema respiratório. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar; ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto para boca, olhos e nariz e, com isso, provocar a transmissão.

“A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A gripe é responsável por elevada taxa de adoecimento e morte em grupos de maior vulnerabilidade, principalmente no inverno”, informa texto da assessoria da pasta.

Medidas importantes para evitar a contaminação:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*