Clínicas de estética e seu espaço para o relaxamento e o bem-estar


Conceito de “spa urbano”, com serviços como massagens terapêuticas e banhos especiais, se mantém em tendência no setor de estética Massagem terapêutica é tendência de relaxamento em clínicas de estética
Divulgação
Nem só o cuidado com a aparência tem levado o público às clínicas de estética. A busca por serviços de bem-estar e relaxamento tornou-se uma tendência e tem movi-mentado o setor, que passou a trabalhar com o conceito e ambientação de “spas ur-banos”. Junto com o portfólio de tratamentos corporais, aplicações médicas e outros serviços de embelezamento, as clínicas proporcionam também tratamentos de mas-sagens terapêuticas, reflexologia, auriculoterapia, shiatsu, banhos especiais e até es-calda-pés. Em meio ao estresse e correria do dia a dia, esses espaços se tornaram verdadeiros pontos de beleza, paz e equilíbrio.
São poucos os espaços e momentos para cuidar do corpo e da mente, mas a necessi-dade existe e atinge públicos variados, desde pessoas mais jovens a adultos e famílias inteiras que buscam desacelerar de vez em quando, fugir por alguns momentos e aliviar as tensões geradas pelo caos urbano, trânsito, barulho, mensagens no celular, excesso de trabalho e de compromissos. Nesse contexto, as clínicas de estética ofe-recem desde procedimentos para melhorar a aparência a experiências sensoriais, de prazer e equilíbrio. Por isso investem em aparelhos de última geração e também nas técnicas milenares, nos aromas, cores, iluminação, música e decorações inspiradas em “outros mundos”.
Fusão
Diante dessa tendência, o mercado tem assistido a uma fusão entre a variedade de serviços oferecidos em spas, antes dedicados exclusivamente aos procedimentos de relaxamento e bem-estar, com os de clínicas de estéticas, antes voltados apenas à beleza e aparência. Entre as categorias do segmento, o “day spa” (ou spa urbano), caracterizados por serviços prestados em períodos curtos, é o modelo que ganha cada vez mais destaque segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Em-presas (Sebrae). De acordo com os empresários, a ideia é que o público tenha uma experiência diferenciada nesses espaços, que saia transformado e volte muitas vezes. Hora de desconectar
Marina Vogler Hermógenes, proprietária de um spa em Campinas (SP), diz que 90% dos clientes que procuram o espaço vão em busca de massagens relaxantes, princi-palmente para dor e tensão muscular. O spa oferece diversos tipos de massagem te-rapêutica, incluindo shiatsu, reflexologia, escalda pés, além de realizar procedimentos estéticos como limpeza de pele, drenagem linfática, e conta ainda um estúdio de pilates e outras terapias naturais. O público é a-tendido por profissionais especializados, entre eles fisioterapeutas, naturólogos e nu-tricionistas. O custo dos procedimentos varia de R$ 80 a R$ 480, atendendo especial-mente os públicos A e B. “Recebemos um perfil de clientes que é um profissional que trabalha bastante, se esgota bastante e busca semanalmente uma horinha para se desconectar. Muitas vezes chegam com contratura muscular devido ao trabalho, estresse e ansiedade. E as nos-sas técnicas são voltadas para o relaxamento, controle de ansiedade, insônia, para o lado terapêutico”, explica. De acordo com Marina, 80% do atendimento é voltado para relaxamento e bem-estar. O restante é voltado para estética corporal e facial. “Nosso foco não é equipamento, é a questão do toque, da percepção, dos aromas”.
Benefícios
Diversos estudos comprovam os benefícios que as terapias corporais trazem à saúde física, mental e emocional. Diferentemente do passado, onde existia apenas a preocu-pação com o tratamento das doenças, a prevenção vem sendo vista como um elemen-to essencial para o bem-estar do corpo, o que reforça a importância dos spas urbanos. Por sua vez, o cuidado com a aparência, com a beleza traz a satisfação com a ima-gem corporal, além de melhorar a autoestima. Quando tudo isso, é oferecido em um mesmo lugar, o resultado é ainda melhor. O público feminino ainda representa a grande clientela desses centros de beleza e bem-estar. Entretanto, em alguns períodos, os homens já chegaram a representar 50% do público, de acordo com a Associação Brasileira de Clínicas e Spas. Adepta das sessões de relaxamento, a médica Paula M. V. F., de 40 anos, diz que a busca por procedimentos em um spa é a maneira que encontra de reservar um tempo só para ela e fugir um pouco da agitação diária da rotina. “Consigo reverter uma sensação de ansiedade e aceleração em relaxamento físico e mental”, afirma. Sobre a Shopfisio®
Primeiro e-commerce de fisioterapia do País, a Shopfisio®, criada em 2000 pelo fisioterapeuta Andrian Nuc-ci, é a maior loja de produtos para medicina estética e fisioterapia do Brasil. Com sede em Mogi-Guaçu e lojas físicas em São Paulo, Curitiba e Fortaleza, a empresa oferece mais de 7 mil produtos de diversas marcas para profissionais das áreas de fisioterapia, estética, fitness e saúde & bem-estar. Além disso, a Shopfisio® presta serviços de consultoria e oferece cursos e treinamentos para profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos.

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