Em 1 ano, DIG de Campinas recebe 1,1 mil denúncias por aplicativo de mensagens


Segundo a SSP, em geral são denunciados porte ilegal de arma, receptação, crimes contra a ordem econômica, contra o meio ambiente e informações sobre procurados pela Justiça. Denúncias chegam para a central de polícia na DIG de Campinas
Reprodução/EPTV
O telefone para denúncias por aplicativo de mensagens da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Campinas (SP), o DIG Denúncias, recebeu 1,1 mil indicações de crimes e atos infracionais em seu primeiro ano de funcionamento. O volume corresponde a média de três mensagens por dia.
Lançado em agosto de 2018, o telefone (19) 98904-4629 recebe, além de Campinas, mensagens de moradores de Valinhos (SP), Vinhedo (SP), Indaiatuba (SP) e Paulínia (SP). Assim que a denúncia chega, com fotos, vídeos ou dados do crime, uma central inicial a checagem da informação.
Delegado da DIG de Campinas, José Carlos Fernandes destaca que apesar de ajudar na apuração, o DIG Denúncias não elimina a obrigação do registro da ocorrência por parte de quem sofreu o dano ou foi vítima de um crime.
Principais denúncias
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), as principais notificações recebidas no primeiro ano de funcionamento em Campinas foram de porte ilegal de arma, receptação, crimes contra a ordem econômica, contra o meio ambiente e informações sobre procurados pela Justiça. Segundo a pasta, as mensagens têm auxiliado no trabalho da Polícia Civil, resultando em prisões e apreensões. “Recentemente, a ferramenta foi utilizada na apreensão de um veículo carregado com 4,5kg de maconha e também na prisão de um homicida que estava foragido”, diz a nota.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

%d blogueiros gostam disto: