Estação de metrô soterrada no 11 de Setembro é reaberta após 17 anos

Estação de metrô que havia sido destruída no 11 de Setembro e foi restaurada

Estação de metrô que havia sido destruída no 11 de Setembro e foi restaurada Divulgação/MTA

A estação de metrô World Trade Center, em Nova York, que havia sido soterrada pelos escombros no ataque de 11 de setembro de 2001, foi reconstruída e reaberta neste sábado (8) após 17 anos. O primeiro trem saiu ao meio-dia.

A estação foi renomeada como WTC Cortlandt. O nome é referência à sua localização, no centro do World Trade Center e da Cortlandt Street, rua que existia em cima da estação de metrô quando a linha foi inaugurada em julho de 1918. 

Quase 3.000 pessoas morreram e outras milhares ficaram feridas no ataque terrorista de 2001, quando aviões atingiram as Torres Gêmeas, que ruíram.

A Autoridade de Transporte Metropolitano (MTA) divulgou nota ressaltando que a restauração da estação atende a uma área que ressurgiu como importante centro comercial após o 11 de Setembro.

“A abertura do WTC Cortlandt retorna uma estação de metrô para um bairro vibrante e representa um marco importante na recuperação e crescimento do centro de Manhattan”, afirmou Joseph Lhota, presidente da MTA, por meio de nota.

Leia também: Explosão de tubulação para trânsito em Nova York

“Estamos empolgados em trazer a linha 1 do metrô de volta ao World Trade Center com a nova estação WTC Cortlandt. O Lower Manhattan está atraindo famílias e empresas que querem colocar suas raízes aqui”, disse Ronnie Hakim, diretor administrativo da MTA.

Estação é moderna e acessível 

A nova estação, totalmente acessível, exigia a construção de um teto inteiramente novo e a substituição de 365 metros de trilhos. De acordo com o MTA, possui tecnologia de ponta, como sistema de ventilação de ar para manter a plataforma fresca e menos colunas para melhorar o fluxo de passageiros. Oferece conexões para 11 linhas de metrô.

As paredes de mármore branco exibem o texto da Declaração da Independência dos EUA e a Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas de 1948.

Leia também: Nova York retira estátua de médico que operava escravas sem anestesia

Desde o ataque, a região passou por uma grande restauração com a construção do Memorial 11 de Setembro e do edifício One World Trade Center. O novo prédio foi construído em 2014 no terreno onde ficavam os edifícios do World Trade Center, sendo ainda mais alto que eles. Enquanto as Torres Gêmeas tinham 417 m, o One One World Trade Center chega até 541 m.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: