Fazenda centenária de Jaguariúna está com obras de reformas paradas desde 2013

Fazenda centenária permanece fechada em reforma há cinco anos em Jaguariúna

Fazenda centenária permanece fechada em reforma há cinco anos em Jaguariúna

Patrimônio de Jaguariúna (SP) e adquirida por cerca de R$ 3 milhões pela Prefeitura, a Fazenda da Barra está com as obras de reformas atrasadas desde 2013.

A propriedade rural dos tempos de ouro do café e da cana de açúcar tem mais de 20 cômodos e recebeu autorização e repasse de verbas do Ministério do Turismo, por meio da Caixa Econômica Federal, mas as obras emperraram.

A previsão era de que a primeira fase fosse entregue em novembro de 2012 e a segunda até abril de 2013.

O local está em más condições. A sala principal está sem piso e o telhado também teve telhas furtadas. Os afrescos da parede foram pintados manualmente e estão se deteriorando.

De acordo coma secretária de turismo de Jaguariúna, Graça Baran, o projeto de reforma da fazenda teve início em 2010 por se tratar de um patrimônio de relevância nacional.

Já as reformas tiveram início em 2012. “Então, nós conseguimos restaurar 50%. Em 2012, em dezembro, nós saímos deste governo e assumiu uma nova gestão. E nesta nova gestão ela foi abandonada”, afirma a secretária.

Em 2017, a administração disse que fez um boletim de ocorrência sobre a situação da fazenda e objetos furtados do local. Até março a Secretaria de Turismo espera licitar a obra, que deve ser entregue até o final do ano com verbas do governo federal . A propriedade toda deve ser entregue à população até 2020.

Telhado da sede da Fazenda da Barra, em Jaguariúna (Foto: Reprodução/EPTV)Telhado da sede da Fazenda da Barra, em Jaguariúna (Foto: Reprodução/EPTV)

Telhado da sede da Fazenda da Barra, em Jaguariúna (Foto: Reprodução/EPTV)

Deixe uma resposta