Festa de Santa Cândida mobiliza a comunidade educativa


Programação inclui Festival Inspiração, com apresentações de alunos, e atividades promovidas pela Pastoral do colégio Imaculada. Divulgação Instituto Educacional Imaculada de Campinas
Todos os anos, na semana que antecede a Festa de Santa Cândida, comemorada em 9 de agosto, alunos do Instituto Educacional Imaculada participam do Festival Inspiração.
Santa Cândida é a fundadora da Congregação das Filhas de Jesus, à qual o Colégio Imaculada é ligado. Ela foi uma jovem de origem humilde, que, mesmo sendo analfabeta, se dispôs a fundar uma congregação dedicada à educação. Ela foi acompanhada por um padre Jesuíta, Pe. Herrans, que a ajudou a concretizar a sua inspiração, tendo como fonte a Espiritualidade Inaciana no seguimento de Jesus. Este fato ocorreu na Espanha há cerca de 150 anos.
O nome do festival remete à inspiração que Santa Cândida teve ao fundar a congregação. E o evento, no qual os alunos fazem apresentações durante os intervalos das aulas, é promovido pela Pastoral do colégio.
Podem participar estudantes do Ensino Fundamental 1 (período da tarde), Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio (período da manhã) que fazem a inscrição previamente nas seguintes modalidades: instrumental, canto, dança, declamação de poesias.
Além das apresentações dos alunos, a programação inclui uma série de atividades, coordenadas pela Pastoral, envolvendo toda a comunidade educativa do Imaculada.
No dia 9 de agosto, Festa de Santa Cândida, acontece a Missa em Ação de Graças, às 19h, no Auditório do colégio, com participação do Coral Infantil do colégio.
Em 24 de agosto, haverá a celebração da Primeira Eucaristia. Também está previsto um Mochilaço (peregrinação inaciana ao mosteiro de São Bento, em Vinhedo), além de visitas a várias entidades assistenciais de Campinas, tais como Lar dos Velhinhos, a Casa da Criança Paralítica, a Creche Semente da Vida e a Creche Tia Léa.
A programação fecha com a celebração da Crisma, no dia 28 de setembro.
Essas atividades estão alinhadas com o ideal de educação das Filhas de Jesus, educar evangelizando e evangelizar educando, com alegria e a valorização da pessoa.

%d blogueiros gostam disto: