Mães voluntárias ajudam a reverter baixa em estoque de leite materno em Campinas


Campanha ‘Agosto Dourado’ reforça importância da amamentação nos primeiros meses de vida. Doações caem até 50% no inverno e estoque de leite materno tem queda em Campinas
Em meio à redução nas doações recebidas pelo estoque de leite da Maternidade de Campinas (SP), mães voluntárias colaboram para reverter a situação e ajudar outras famílias. A baixa está associada ao inverno, período em que as mulheres ingerem menos líquidos, segundo a coordenadora da estrutura, Olívia Fávaro.
Michele Cândida dos Santos passou 113 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal com Liana, que nasceu prematura e com 23 semanas. Durante o período sem poder amamentar a filha, ela se tornou uma doadora. “O leite, para o prematuro, protege de uma série de infecções que ele está sujeito no hospital. Foi por isso que ela conseguiu sair bem e com saúde da UTI”, destaca.
Em média, um bebê da UTI neonatal é alimentado com esse leite oito vezes ao dia. Por essa razão, a maternidade precisa de 200 litros por mês para manter os 40 leitos existentes. Atualmente, o banco opera com 60% da capacidade e a campanha “Agosto Dourado” busca conscientizar as pessoas sobre a importância da amamentação nos primeiros meses de vida e estimular a doação.
“Com esse estoque baixo, temos que priorizar quais bebês irão receber o leite [materno]”, afirma a coordenadora.
Banco de leite em Campinas registrou queda em doações
Reprodução / EPTV
Para facilitar o processo de doação, a maternidade disponibiliza um motorista às mães. O contato pode ser feito pelo telefone 3306-6039 e a visita presencial ocorre uma vez para exame de sangue.
Valéria de Araújo Lima também se tornou doadora após período de dificuldades no hospital e valoriza a medida. “Eu fico muito feliz de poder doar, porque eu sei o que significa você ter o seu filho na UTI e saber que ele está recebendo leite materno, ainda que não seja o seu”, ressalta. Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

%d blogueiros gostam disto: