Manutenção na iluminação pública trocará 900 sensores em Ariquemes, RO

Segundo Semosp, em 25 dias de trabalho foram trocados 450 sensores. Valor economizado no pagamento será repassado à prefeitura pela Eletrobras.

Cerca de 900 postes da rede de iluminação pública que apresentam defeitos terão os sensores substituídos em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), todos os postes defeituosos permaneciam com as lâmpadas acesas durante 24 horas por dias, o que passava a gerar um gasto excessivo do município, que são pagas pelo cidadão à concessionária de energia.

Ao G1, o secretário de obras Edson Ker relatou nesta sexta-feira (28) que os postes possuem lâmpadas de 70 a até 400 watts e, no caso de permanecerem em funcionamento durante o dia inteiro, causam um grande desperdício do dinheiro público que poderiam ser investidos na própria iluminação do município.

“Realmente o valor que estava sendo gasto com a iluminação era excessiva, a partir do relatório com os locais onde as lâmpadas ficavam ligadas o dia inteiro, demos início aos trabalhos da substituição dos sensores dos postes públicos há cerca de 25 dias e desde então, já realizamos a troca em 450 postes. Nossa previsão é de que o trabalho para substituir os 100% dos sensores sejam finalizados até 15 de maio”, explica.

Segundo o gerente da Eletrobras Distribuição Rondônia do município, Thiago Ribeiro, a prefeitura é responsável em prover a iluminação e as faturas são quitadas através da população por meio da Contribuição para Custeio do Serviço Público (Cosip), cobradas na fatura de cada morador.

“A concessionária possui um contrato com o município, onde nós realizamos a somatória de todos os postes da iluminação e a prefeitura faz o pagamento com o dinheiro recolhido através das taxas. Se houver sobras nos valores, descontados as taxas administrativas da empresa, o valor será repassado à prefeitura que deverá investir na melhora e na ampliação do serviço para os moradores”, declara.

Ainda segundo a Semosp, a população pode notificar a secretaria caso exista algum problema em algum poste da rede pública de iluminação. “Nos casos dos postes em que as lâmpadas não estejam funcionando, os moradores podem nos telefonar para que sejam substituídas”, finaliza.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*