Olimpíada do Imaculada alia prática esportiva e caridade


Competição é realizada todos os anos, com o objetivo de desenvolver o gosto pelo esporte e o sentido de solidariedade entre estudantes. Divulgação Instituto Educacional Imaculada de Campinas
As pesquisas mostram que os benefícios da prática esportiva vão além da promoção de uma vida saudável. Experimentos realizados no Brasil e no exterior evidenciam a existência de associações positivas entre atividade física, as funções cognitivas e o desempenho escolar. Além disso, o esporte ajuda na socialização e capacita a criança e o adolescente a lidarem com suas necessidades, desejos e expectativas.
Nesse contexto, o Instituto Educacional Imaculada promove, todos os anos, a OlimpIEI, uma competição voltada para alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental ao 3.º ano do Ensino Médio. “Queremos que nossos estudantes desenvolvam o gosto por atividades esportivas, recreativas, lúdicas, sociais e criativa, visando à integração entre estudantes, pais e educadores”, explica a diretora do Instituto Educacional Imaculada, Silvia Helena Maltoni Ferreira.
A participação dos alunos não é obrigatória. Os interessados se inscrevem nas modalidades, porém, todos os alunos acabam se envolvendo e participando da torcida e das atividades de solidariedade.
A cada edição da OlimpIEI, as ações de solidariedade são pautadas por um tema, de acordo com a Campanha da Fraternidade. Em 2019, o tema é “Políticas Públicas: Podemos construir um Brasil melhor!”. O objetivo é favorecer a prática da caridade entre os alunos e oferecer ajuda concreta às famílias e grupos carentes.
É proposto aos alunos que arrecadem uma quantidade de alimentos, materiais de higiene pessoal, materiais de limpeza. Através dessa arrecadação, as equipes ganham pontos.
Os mantimentos arrecadados são doados as entidades parceiras: Lar dos Velhinhos, Cáritas, Centro de Formação Semente da vida e Casa da Criança Paralítica de Campinas.

%d blogueiros gostam disto: