Para as plantas: Podemos usar fezes de cães e gatos como adubo?

  • Getty Images

Se fezes de vacas, galinhas e até porcos são usadas como adubo em fazendas, por que não aproveitar os excrementos dos nossos bichinhos de estimação?

É possível aproveitar sim, mas não basta recolher as fezes e jogar sobre o vaso ou deixar na grama, pois os dejetos podem estar contaminados.

“Tanto cães como gatos podem ser portadores de agentes patogênicos que podem causar infecção em humanos”, diz Vanete Soccol, especialista em parasitologia veterinária e professora da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Por isso, deixar as fezes dos cães e gatos na rua, em jardins ou parques é prejudicial.

Os cães podem eliminar ovos de Toxocara canis, que pode causar lesões no fígado, ou cistos de Cryptosporidium e de Giardia duodenalis, que  causam diarreia. Os gatos podem estar infectados também por oocistos de Toxoplasma gondii, que causa lesões oculares e pode levar a microcefalia em bebês.

“As fezes desses animais devem ser adequadamente tratadas. Se deixados no ambiente, poderão ser levados com água das chuvas para rios, lagos, etc. e contaminar outras pessoas.”, diz Vanete.

Ela lembra que mesmo os adubos provenientes do esterco de vaca e galinha precisam passar por compostagem, pois carregam bactérias como ovos de Mammomonogamus laryngeus no caso dos bovinos, que podem infectar a traqueia das pessoas, Escherichia coli, entre outros.

Como deve ser feita a compostagem?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*