Rosselló renuncia e diz que Pierluisi será governador de Porto Rico

Pierluisi tomará posse nesta sexta-feira (2)

Pierluisi tomará posse nesta sexta-feira (2) Gabriella N. Baez/Reuters – 2.8.2019

O advogado Pedro Pierluisi tomará posse ainda nesta sexta-feira (2) como novo governador de Porto Rico, segundo o agora ex-mandatário Ricardo Rosselló, que formalizou sua renúncia.

Rosselló fez a divulgação através de um comunicado, pouco depois de a Câmara dos Representantes de Porto Rico, reunida em sessão extraordinária, aprovar a designação de Pierluisi como secretário de Estado.

Uma lei de 24 de julho de 1952 estabelece que não será necessário que o secretário de Estado tenha sido confirmado para assumir o governo de maneira permanente, conforme ressaltou o próprio Rosselló no comunicado.

O ex-governador disse na nota que, segundo a Constituição de Porto Rico, um estado livre associado aos Estados Unidos, “quando ocorrer uma vacância no cargo de governador produzida por morte, renúncia, cassação, incapacidade total e permanente, ou por qualquer outra falta absoluta, o cargo passará ao secretário de Estado, que o desempenhará pelo resto do mandato e até que um novo governador seja eleito e tome posse”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: