TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

Resultado de imagem para FOTOS TSE

Tribunal Superior Eleitoral

O portal do TSE abriga informações sobre eleições, serviços ao eleitor, pesquisa de jurisprudência, publicações e outros assuntos de escopo eleitoral.

SPCA

A partir de agora, o sistema contará com módulo que permitirá o aproveitamento das informações já lançadas nos sistemas de contabilidade dos partidos políticos

A Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (STI/TSE) disponibilizará, a partir do próximo dia 25 de janeiro, módulo de importação de dados para o Sistema de Prestação de Contas Anual (SPCA). A medida tem como objetivo facilitar o aproveitamento das informações já lançadas nos sistemas contábeis dos partidos políticos.

O SPCA é utilizado pelas representações partidárias para a elaboração de sua prestação de contas anual, que deve ser entregue à Justiça Eleitoral até 30 de abril do ano subsequente ao exercício financeiro, em cumprimento ao art. 32 da Lei nº 9.096/1995.

Para que a importação de dados ocorra de forma automática para o SPCA, os partidos devem exportar os dados dos seus sistemas contábeis para um arquivo-padrão definido pela Justiça Eleitoral, observado os requisitos do  Guia de Importação e o Manual de Operação.

O módulo de importação de dados é uma ferramenta que facilita a elaboração das contas anuais dos partidos que possuem grande quantidade de registros de movimentações financeiras. Contudo, mesmo com a nova funcionalidade, as prestações de contas também podem ser elaboradas de forma manual, a exemplo do que ocorreu em exercícios financeiros anteriores.

Veja mais

Posted: January 16, 2019, 5:02 pm
Fachada da sede antiga do TSE no Rio de Janeiro

Acessível ao público, acervo reúne memória das eleições, do processo eleitoral e da própria Corte. Documentos estão armazenados no edifício-sede do Tribunal, em Brasília

A gestão documental é tarefa imprescindível para a instituição que busca preservar sua história e difundir suas ações e atividades. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Secretaria de Gestão da Informação (SGI) é a responsável pela preservação da memória das eleições brasileiras, do processo eleitoral e dos 87 anos do Tribunal, bem como pela promoção do acesso às informações produzidas e armazenadas pela Corte. Todo esse conhecimento está reunido em mais de 3,5 quilômetros lineares de documentos em papel.

Os documentos arquivísticos estão distribuídos em correntes, intermediários e permanentes (históricos). No TSE, os documentos correntes integram os arquivos setoriais, geralmente localizados nos locais de trabalho para rápida consulta. Esses tipos de arquivo são compostos por procedimentos administrativos e processos judiciais em trâmite, documentos de suporte às atividades rotineiras, documentos técnicos, projetos, planos, ofícios, memorandos, cartas, convites e outros.

Por sua vez, cabe à Seção de Arquivo (Searq), ligada à Coordenadoria de Gestão Documental (Coged) da Secretaria de Gestão da Informação do TSE, a administração do acervo arquivístico nas fases intermediária e permanente. O acervo sob responsabilidade da Searq é composto por processos judiciais, procedimentos administrativos, acórdãos, resoluções, portarias, instruções normativas, assentamentos funcionais e outras tipologias documentais das atividades-meio e atividades-fim, transferidas para a seção pelas unidades de todo o Tribunal.

Constam do acervo gerido pela Searq milhares de unidades de documentos em suportes especiais, tais como documentos textuais, filmográficos, sonoros, micrográficos, eletrônicos e iconográficos, registrados em papel, fitas K-7, fitas DAT, fitas de rolo, CDs, DVDs, fitas VHS, fitas Betamax, fitas Betacam e microfilmes. Os documentos em suporte especial estão arquivados em uma sala de segurança à prova de sinistros e com controle de temperatura e umidade.

Veja mais

Posted: January 15, 2019, 6:33 pm
Noticias TSE

Em 2018, os cerca de mil conteúdos informativos publicados na área de notícias do Portal registraram 32.116.238 acessos

Manter os cidadãos informados sobre as ações da Justiça Eleitoral relacionadas à organização das eleições e à prestação de serviços aos eleitores no Brasil e no exterior. Divulgar as principais decisões proferidas pelos ministros, individualmente, ou pelo Plenário da Corte. Essas são algumas das principais tarefas da área de Imprensa da Assessoria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (Ascom/TSE).

Os conteúdos produzidos pela Ascom são disponibilizados na página inicial e na aba “Notícias” do Portal de internet do TSE. Só no ano passado foram publicados 1.003 conteúdos informativos, matérias em formato jornalístico em sua maioria, que, no total, registraram 32.116.238 acessos.

Entre as capitais brasileiras, a cidade de São Paulo é a localidade cuja população mais se conecta à página de notícias no site do TSE, seguida por Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Curitiba. A maioria dos acessos ocorre por meio de dispositivos móveis (celulares, tablets e notebooks), e o tempo médio de permanência na página é de 44 segundos por conexão.

Prestação de serviço aos eleitores

Veja mais

Posted: January 15, 2019, 4:31 pm

%d blogueiros gostam disto: